Conta de água poderá aumentar 13% a partir de janeiro
A partir de janeiro do ano que vem as contas de águas no Maranhão vão ficar mais caras. A Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema) informou através de uma nota divulgada à imprensa, que o reajuste será de 13%, conforme recomendação do Ministério Público, que autorizou o reajuste da tarifa de água em duas parcelas (a primeira aconteceu em maio de 2012).
Segundo a nota, em janeiro de 2011, a Caema encaminhou à Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSEP) um estudo, propondo o realinhamento tarifário, devido a grande defasagem de preços praticados na cobrança pela contraprestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados aos seus clientes, que mal cobriam 50% de seus custos.
A autorização dos reajustes tarifários só aconteceu em novembro de 2012, mas a Companhia só aplicou o reajuste em maio de 2012, obedecendo a determinação do Ministério Público, que exigia o reajuste em duas parcelas a serem vencidas maio de 2012 e janeiro de 2013.
Ainda segundo a nota, a Caema solicitou à ARSEP a reposição da inflação relativa ao período compreendido entre outubro de 2010 e setembro de 2012, do IPCA que totaliza 13%, cuja aplicação seria realizada em janeiro de 2013 juntamente com a segunda parcelada mencionada acima.
As informações são da caema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário