Maranhão recebe a caravana do Diálogo Público do Tribunal de Contas da União

Chegou a vez de o Maranhão receber a caravana do Diálogo Público do Tribunal de Contas da União (TCU). O encontro reunirá auditores do TCU com prefeitos e gestores públicos estaduais e municipais.

O tema principal é a melhoria da governança pública, para colaborar com o objetivo de o Poder Público entregar melhores serviços ao cidadão. Logo após a Mesa de abertura, o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, atenderá à imprensa.

O Diálogo Público será nesta quinta-feira (29), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Em 2014, o Diálogo Público já passou por Natal (RN), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT) e Palmas (TO), e ainda percorrerá em diversas capitais.

O público-alvo é composto de gestores públicos federais, estaduais e municipais, além de quaisquer interessados em temas relativos à administração pública. As inscrições para o Diálogo Público são gratuitas e podem ser feitas no endereço www.tcu.gov.br/dialogopublico.

O credenciamento terá início às 8h30 (acesse a programação aqui). Na abertura, estão previstas as presenças do presidente do TCU, ministro Augusto Nardes; do ministro do TCU Raimundo Carreiro; da ministra do TCU Ana Arraes; da governadora do Maranhão, Roseana Sarney; do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Braga Júnior; do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), conselheiro Edmar Serra Cutrim; do presidente da Federação dos Municípios do Maranhão – FAMEM, Gilliano Fred Nascimento Cutrim; e de representantes da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

O objetivo de cada encontro é apresentar as nova diretrizes da governança pública para o controle da gestão. Serão tratados temas como licitações e contratos, convênios, execução de obras e controle interno. A edição maranhense Diálogo Público 2014 é uma parceria do TCU com o TCE-MA, e a FAMEM.

O tribunal, sem abrir mão de apurar a legalidade dos atos da administração pública, busca atuar de forma preventiva e pedagógica. Esse auxílio é para que os gestores adotem medidas que evitem irregularidades que se repetem ano após ano. Tais como sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projeto básico ou executivo, e estudos ambientais inadequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário