Educação em Governador Edison Lobão é restabelecida

Foto da reuniãoEm reunião promovida pelo Ministério Público do Maranhão, realizada na Promotoria de Justiça da Comarca de Imperatriz, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Governador Edison Lobão (Sinteegel) decidiu encerrar a greve dos professores da rede municipal, normalizando o expediente. 


As aulas tiveram o horário reduzido desde o dia 9 de agosto, em virtude do atraso no pagamento do salário dos professores. Por outro lado, o Município se comprometeu a regularizar o pagamento dos professores. Os salários do mês de julho deverão ser pagos até o dia 30 de agosto e os do mês de agosto até o dia 20 de setembro.

Participaram da reunião o promotor de justiça Edson de Miranda Cunha Filho (Comarca de Imperatriz); o prefeito de Governador Edison Lobão, Evando Viana de Araújo; o secretário municipal de Educação, José João da Silva e o presidente do Sinteegel, Daurizete Sousa Silva.

O presidente do sindicato se comprometeu a entregar ao Ministério Público do Maranhão o calendário de reposição das horas perdidas até o dia 31 de agosto. Em caso de descumprimento, o MPMA adotará as medidas judiciais cabíveis.
Localizado a 30 km de imperatriz, o município de Edison Lobão é termo judiciário da Comarca de Imperatriz.

Nota: 

A prefeitura de Governador Edison Lobão se compromete em cumprir com as determinações do MPMA e afirma que os atrasos foram motivados pela situação financeira do município em decorrência do corte de verbas do fundeb equivalente 372 mil reais. 

A gestão afirma também que o atraso nos salários foi motivado pelo aumento de 30% no numero de alunos da rede municipal o que motivou a contratação de novos professores e em contrapartida, o governo federal não reajustou o valor da verba enviada para ser aplicada na educação, e o valor hoje enviado aos cofres públicos é insuficiente para pagar todos os servidores o que ocasionou na geração de novas despesas. 

De acordo com a atual administração as verbas do fundeb ainda não sofreram reajuste este ano e permanecem com mesmo valor dos anos anteriores. Mesmo assim a prefeitura se preocupou com o bem estar da classe e concedeu reajuste para todos os servidores mesmo o município estando em situação difícil. 

Só este ano de acordo com a prefeitura foram pagos aos servidores da educação no mês de julho o equivalente a 375 mil reais a mais como abono, totalizando assim mais de um milhão de reais juntando com o valor destinado ao pagamento dos salários. 

A gestão municipal afirma ainda que não tem nenhum motivo para prejudicar a educação da municipalidade e que vai buscar cada vez mais investir na educação de Governador Edison Lobão.

Fonte: CCOM-MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário