Para facilitar a sua vida, preparamos uma lista com algumas perguntas frequentes sobre a votação. Confira:
Não sei se meu título ainda está válido, o que fazer?
É só acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fazer uma consulta – não é necessário nem saber o número do título, basta digitar nome e data de nascimento. Se o documento tiver algum problema, porém, não dá mais tempo de regularizá-lo e você não poderá votar.
O que acontece se eu deixar de votar?
Se um eleitor não votar três vezes consecutivas, o título é cancelado – entre os problemas por ficar sem o documentos estão a impossibilidade de tirar passaporte, carteira de identidade ou concorrer a cargos públicos. Se você não puder votar, deve justificar por que se ausentou – caso esta não seja aceita, é necessário ir ao cartório eleitoral da sua região e pagar uma multa de R$ 3,51 para regularização.
Se estiver viajando, como faço para justificar a ausência na votação?
Se você estiver fora do seu domicílio eleitoral, precisa justificar a ausência preenchendo um formulário e entregando em um dos locais indicados. Caso não consiga fazer isso, há outro documento que pode ser entregue nos cartórios eleitorais. Os formulários e locais de entrega podem ser obtidos no site do TSE.
Poderei votar no segundo turno se não votar no primeiro?
Sim, são duas votações diferentes - em caso de ausência em ambas, inclusive, é necessária uma justificativa para cada pleito.
Ainda posso transferir meu título de eleitor?
Não. Se você mora em uma cidade diferente do seu domicílio eleitoral atual – isto é, o lugar em no qual está registrado como eleitor – e não pediu para transferir seu título, não dá mais tempo: o prazo se encerrou em 4 de maio. Também não é mais possível a pedir alteração da zona e seção dentro de um mesmo município.
Não tenho título de eleitor, consigo tirá-lo para votar nestas eleições?
Não, o prazo para requerer um título de eleitor também terminou em 4 de agosto.
Como saber onde voto?
É só acessar a seção específica do site do TSE e digitar seu nome e data de nascimento ou o número do título de eleitor.
Posso levar qualquer documento para votar?
Sim, desde que tenha uma foto. Apesar disso, é recomendável levar o título para saber o número da sua seção eleitoral, que está marcado nele.
Posso levar um papelzinho com o nome e o número dos candidatos em que vou votar?
Sim, você pode escrever o nome e o número dos candidatos em uma "cola" e usá-la na hora de digitar na urna eletrônica. Anotar no seu smartphone, porém, não é uma boa ideia, porque é proibido usar o aparelho na cabine de votação.
Qual é o horário e a data da votação?
As eleições municipais serão realizadas no domingo (2), das 8h às 17h (horário local). Se houver segundo turno, ocorrerá no dia 30 de outubro.
Fonte: TSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário