Imperatriz segue como segundo maior colégio eleitoral do MA

O município de Imperatriz mantém a condição de segundo maior colégio eleitoral do Estado e teve aumento no eleitorado superior a 6% para o pleito de outubro se comparado com as últimas eleições municipais, no ano de 2008. Em geral a média de aumento de um pleito para o outro é de 5%.

Segundo estatísticas disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do total de mais de 159 mil eleitores (159.326 eleitores) aptos a votar em outubro, a faixa etária que mais registrou aumento foi de 18 a 20 anos. Também cresceu o número de eleitores que votarão pela primeira vez.

A maior parte do eleitorado de imperatrizense possui entre 25 e 34 anos de idade. Já os novos eleitores, aqueles com apenas 16 anos, somam 1.437.

Outra novidade divulgada esta semana pela Justiça Eleitoral é que houve aumento ainda no número de eleitores acima de 79 anos, que passou de 2.769 nas eleições de 2010 para 4.025 eleitores nas eleições de 2012.

A legislação eleitoral garante que o voto é obrigatório apenas para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos e às pessoas com mais de 70 anos ou tenham entre 16 e 18 anos.

O levantamento recente mostra que mesmo sem a obrigatoriedade muita gente acima de 70 anos demonstra que pretende exercer a cidadania nas urnas.

Em meio aos números crescentes uma boa surpresa:caiu o número de eleitores analfabetos. Agora eles correspondem a pouco mais de 7% do eleitorado enquanto que os eleitores com curso superior completo passaram de 2.440 para 3.665 eleitores.

A previsão de aumento no eleitorado e a necessidade de oferecer maior conforto aos eleitores levaram o Tribunal Regional Eleitoral a determinar a realização de obras de melhorias na estrutura física do Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá localizado no Loteamento JK, Campus da Faculdade de Imperatriz (Facimp).

O prédio ainda vai ganhar um muro em toda a sua extensão, calçamento da área e pintura além de ajustes necessários no local que funcionará como depósito e será usado para recarregar as mídias das urnas eletrônicas.

O chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral, José Souza lembrou que em 2008 as urnas e mídias foram guardadas num depósito da Justiça Federal e nas eleições de 2010 voltaram para um ambiente no Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá. Com isso, será mesmo no Fórum Eleitoral a solenidade de carga e lacre das urnas.

“Com esse pouquinho de ampliação de espaço a gente vai ter como trabalhar ainda mais contando com a participação da sociedade, da imprensa e dos órgãos fiscalizadores,observadores e convidados da Justiça Eleitoral”, lembrou Souza, que reconhece que a estrutura ainda é pequena levando em conta o tamanho da Comarca, mas tem atendido a sociedade e melhorou muito nos últimos anos.
Mais Informações
Desde de julho os três cartórios eleitorais da Comarca de Imperatriz estão funcionando em regime de plantão para atender, candidatos, eleitores, partidos e coligações. De segunda à sexta-feira o atendimento é feito das 8h às 16h e aos sábados, domingos e feriados o expediente é das 8h às 18h. Esse plantão vai encerrar apenas após a apuração das eleições de outubro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário