primavera marca o início de um novo período climático em todo o país.


A chegada da primavera, marca o início de um novo período climático para oS brasileiros. Com índices mais elevados de umidade relativa do ar e temperaturas mais amenas, a nova estação deve representar um alívio para a população que sofreu com dias de estiagem. Em algumas partes do pais, a chuva chegou no começo da noite de ontem e, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve continuar em pontos isolados do brasil pelo menos até a próxima quarta-feira (26).

“Para alegria dos brasileiros, a chuva veio para encerrar o período de seca e até quarta-feira ela vai continuar em pontos isolados, podendo chegar a ser forte em alguns locais. As temperaturas também ficam mais agradáveis. A máxima deve chegar aos 28 graus Celsius (ºC) e a mínima pode atingir 14ºC”, disse o meteorologista do instituto, Mamedes Luiz Melo.
Ele acrescentou que a primavera deve seguir os padrões normais esperados para esta época do ano. A umidade relativa do ar pode atingir patamares entre 90% e 95%, principalmente ao amanhecer, e oscilar entre 50% e 60% no período da tarde.
Melo lembrou que durante a seca dos últimos meses, o cenário mais crítico foi observado nos dias 2 e 9 de setembro, quando foi registrada a umidade relativa do ar mais baixa, 16%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível recomendável para evitar prejuízos à saúde é aproximadamente 60%.
Meteorologistas do Inmet acreditam que outros estados também sofreram com a estiagem, como o de Goiás, que chegou a registrar umidade relativa do ar abaixo dos 10%; de Minas Gerais; da Bahia; do Piauí; Maranhão; Pará; Amazonas, de Mato Grosso; Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário