Procura do consumidor por crédito recua 1,1% no 1º trimestre de 2014, diz Boa Vista SCPC

A demanda do consumidor por crédito recuou 1,1% no 1º trimestre de 2014, quando comparada a igual período do ano anterior, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação do valor acumulado em 12 meses (período que abrange abril de 2013 até março de 2014), houve retração de 0,6% em relação aos doze meses anteriores (abril de 2012 até março de 2013). Na comparação mensal com os dados ajustados, a queda foi de 5,0% em relação a fevereiro de 2014.
Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, a demanda por crédito no 1º trimestre de 2014 caiu 2,4% nas instituições financeiras e 0,2% nas não financeiras, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses acumulados, o setor financeiro recuou 1,5% e o não financeiro 0,3%.
A economia encontra-se em um momento de reversão da política estabelecida até meados do ano passado, encarecendo o custo dos empréstimos ao consumidor. Além disso, as incertezas em relação ao ambiente macroeconômico têm levado os consumidores a serem mais cautelosos. A observação de longo prazo nos permite ver a queda no ritmo de crescimento da demanda por crédito, conforme gráfico ao lado.
Nota metodológica
O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
A empresa coloca à disposição do brasileiro serviços que o ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.

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