A pesquisa foi feita a partir dos dados oficiais das secretarias de segurança nos estados. O coordenador do estudo, o sociólogo Julio Jacobo, destacou que houve uma expanssão dos homicídios com armas de fogo no Nordeste. Dos cinco estados que lideram o ranking de ocorrências, quatro ficam na região. Alagoas, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte são os mais violentos.
O professor explicou que esses locais passaram a conviver, na virada dos anos 1990, com um fenômeno que recebeu o nome de "o novo cangaço". Grandes quadrilhas armadas agem nas pequenas cidades do interior, em ações de roubo a bancos por exemplo, espalham o terror entre a população e desafiam a polícia, que na maior parte das vezes, não possui aparato para conter os criminosos.
O Brasil, conforme os dados estatísticos registra uma taxa de 20,7 homicídios por arma de fogo para cada 100 mil habitantes. Por causa disso, ocupa a incômoda décima posição entre os 100 países analisados na pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário