NOTÍCIA MAIS LAVA JATO: Polícia Federal realiza 39ª fase da Operação Lava Jato

A Polícia Federal (PF) abriu hoje, uma nova etapa da Operação Lava Jato, a 39ª fase, batizada de Paralelo. Os mandados foram expedidos por ordem do juiz federal Sérgio Moro, com agentes atuando em Curitiba e no Rio de Janeiro.

Os pedidos do juiz incluem ao menos um pedido de prisão no Rio.

A última fase da Lava Jato foi deflagrada em 23 de fevereiro deste ano. A Operação Blackout, 38ª fase, prendeu os lobistas Jorge Luz e Bruno Luz, pai e filho respectivamente, apontados como operadores do PMDB. Na ocasião, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no Rio.

Deflagrada em março de 2014, a operação da Polícia Federal investiga um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras e políticos do país. 

Estima-se que o volume de recursos desviados dos cofres da maior estatal do país, esteja na casa de bilhões de reais. No esquema, que dura pelo menos dez anos, grandes empreiteiras organizadas em cartel pagavam propina para altos executivos da estatal e outros agentes públicos. O valor da propina variava de 1% a 5% do montante total de contratos bilionários superfaturados. Esse suborno era distribuído por meio de operadores financeiros do esquema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário