No primeiro dia de treinamento, houve simulação de situações de crimes eleitorais (transporte de eleitores, boca de urna, consumo de bebidas alcoólicas e carros de som com propaganda partidária, entre outros).
Segundo o oficial de operações do 24º BC, o capitão Jorge Eduardo da Silva de Albuquerque, essas atividades servirão de parâmetro para os soldados agirem nos dias oficiais das eleições. “Esse é o momento em que treinamos os soldados para que eles possam sentir o clima de situação real e tenham mais experiência para agir no dia”, explicou.
Além das atividades nos colégios eleitorais, serão realizadas ações com o estabelecimento de Postos de Bloqueio e Controle de Vias Urbanas (PBCVU), patrulhamento ostensivo a pé e motorizado, segurança de pontos sensíveis de estrutura estratégicas para o desenvolvimento do país, como o Porto do Itaqui.“A partir da noite faremos revista de veículos nas regiões do Anjo da Guarda,Bairro de Fátima e Coroadinho”, disse o capitão.
Nas escolas, estudantes que participarão pela primeira vez do processo eleitoral e toda a comunidade, foram convidados para o treinamento com as urnas eletrônicas disponibilizadas pelo TRE-MA. De acordo com a técnica judiciária Giordana Massari, que acompanhou o treinamento, essa é uma oportunidade de sanar dúvidas dos eleitores quanto ao voto eletrônico. Números de candidatos fictícios foram colocados à disposição para os eleitores para que pudesse treinar várias situações de votação, como correção de número ou como votar em branco ou nulo.
A servente Luciana de Fátima dos Santos foi uma das primeiras a fazer parte do treinamento. Apesar de já ter participado de eleições com utilização da urna eletrônica, ela afirmou que era importante a iniciativa, pois muitas pessoas sempre se confundem no dia da eleição, principalmente quando existem muitos candidatos e números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário