Semus alerta pais para a necessidade da vacinação


O município de Imperatriz já vacinou mais de 17,3 mil crianças, de zero a 5 anos, contra a poliomielite (paralisia infantil). A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é vacinar mais de 22,2 mil crianças.
A campanha segue até sexta-feira (6). A Prefeitura investiu em intensa campanha de divulgação, feita em todos os veículos de comunicação da cidade, além de diversas peças publicitárias.
De acordo com a coordenadora de Imunização, Socorro Ribeiro, o índice pode ser alcançado. Ela acredita que muitos pais tenham deixado de levar os filhos para tomar a vacina devido à prorrogação da campanha, que foi previamente divulgado.
"Todos os anos a campanha é prorrogada, mas as pessoas eram avisadas somente após o sábado de vacinação. Então, os pais se esforçavam para levar as crianças no Dia D", acredita a coordenadora.
Socorro Ribeiro disse que não há mais prazo depois de sexta-feira, pois as únicas crianças vacinadas na próxima fase da campanha, em agosto, serão as de 2 a 4 meses.
A imunização, que está sendo feita em dose única, com duas gotinhas, passará a ser feita de forma injetável. A terceira e a quarta dose, aos 6 meses e aos 15 meses, assim como as demais doses de reforço, continuam com a vacina oral.
Desde 1989 não são registrados casos da doença em território nacional. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação internacional de erradicação da transmissão da poliomielite.
Embora o Brasil não registre casos há mais de 20 anos, a doença ainda é comum em outras partes do mundo. A imunização previne contra os riscos de importação de casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário