Número de queimadas no maranhão é crescente

O Maranhão é o que mais concentra ocorrências de queimadas no ano de 2012. Imagens do satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 13,4 mil ocorrências desde o início do ano, sendo que apenas em 48 horas, foram identificados mais de 500 focos de incêndio no Estado. Ainda de acordo com o Inpe, o Maranhão ocupa o segundo lugar no ranking nacional de focos de incêndios. Onde, só do mês de janeiro a agosto, já haviam sido registrados em torno de 8.500 focos no estado. 

De acordo com meteorologistas do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) o Maranhão está no período seco e que é marcado por pouca ou nenhuma chuva para a maioria das regiões. Nessa época atuam massas de ar seco que provocam altas temperaturas, baixa umidade do ar e inibem a formação de nuvens de chuva. 


Os dados mostram que os municípios mais afetados são os do sul do Estado, pois nessa região, a atuação das massas de ar seco são mais significativas e dentro dessa área, a região central e dos cocais se destacam, a falta de chuva, altas temperaturas e baixa umidade são condições ideais para o aumento no número de focos de queimadas, que por sua vez podem provocar diversos problemas de saúde para a população”

As primeiras chuvas, no sul do estado, já começaram a ocorrer em outubro e a previsão é que elas possam ocorrer com mais frequência. Norte do Maranhão as chuvas ainda irão se estabelecer no mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário