Segundo Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e pioneira no Brasil na metodologia, aquele cliente que é considerado um verdadeiro pesadelo na vida muitos vendedores pode se tornar um agente da melhoria da qualidade do atendimento ao consumidor – e, ainda, ser remunerado por essa atividade. “Com a consolidação do Código de Defesa do Consumidor, o atendimento se tornou um diferencial. Na prática, o brasileiro – até então easy grader, tolerante e paciente – passou a ter consciência dos direitos que tem, seja com relação à qualidade do produto, seja com relação ao atendimento. Além de reclamar, esse consumidor propaga a opinião, positiva ou negativa, em redes sociais”, analisa a executiva.
É nesse contexto, segundo Stella Kochen Susskind, que se insere a metodologia de pesquisa baseada na avaliação de clientes secretos – consumidores com real hábito de compra nos itens pesquisados. Criada nos Estados Unidos na década de 1920, a metodologia é parte de uma indústria sólida e lucrativa não apenas nos Estados Unidos e na Europa, mas na América Latina, sobretudo no Brasil. A pesquisa coloca em campo consumidores reais, dentro de diferentes perfis de compra, e não simples pesquisadores. Segmentos como o varejo e instituições financeiras têm investido nessa ferramenta para avaliar o atendimento a clientes de diferentes perfis. Enquanto na Europa o crescimento anual é de cerca de 5%, no Brasil o segmento registra crescimento anual de 20%.
Aumento de projetos
A Shopper Experience, líder do segmento no Brasil, conta com uma base de mais de 67 mil clientes secretos ativos, que avaliam o atendimento ao consumidor em todo o Brasil e na América Latina. Em 2013, a empresa teve um crescimento de 27% no número de projetos, em especial na avaliação do atendimento à terceira idade e às classes emergentes.
“A cada ano, o índice de reclamações no Procon aumenta. Em 2013, os números mostraram uma incidência grande de consumidores das classes C, D e E que se sentiram desrespeitados. Muitos empresários estão interessados em diminuir o problema e investir em um atendimento respeitoso e de qualidade. Com isso, o número de projetos desenvolvidos pela Shopper Experience tem aumentado e temos a necessidade de investir na captação e treinamento de pessoas interessadas em atuar como clientes secretos”, afirma a executiva.
A Shopper Experience procura homens e mulheres da classe C, com idade entre 18 e 70 anos, com real hábito de compras em lojas do varejo (têxtil, supermercados e hipermercados), além de pessoas que tenham conta em bancos.
SHOPPER EXPERIENCE
Com produtos e serviços exclusivos, a
Shopper Experience produz conhecimento sobre a experiência dos clientes
com produtos e marcas. Com uma equipe formada por especialistas
experientes na avaliação do atendimento ao consumidor por meio da
metodologia de pesquisa baseada no cliente secreto – conceito que foi
implementado no Brasil por Stella Kochen Susskind, fundadora e
presidente da Shopper Experience –, a empresa possui uma área de
negócios para atuar com a diversidade, ou seja, investir na formação e
no treinamento de uma rede de clientes secretos diferenciada que traz
para os gestores a sensação retrô, mas eficiente, de “barriga no
balcão”.Entre os principais ativos da Shopper Experience está o profundo conhecimento do universo do consumidor e dos clientes. Com o maior banco de dados composto por clientes secretos do país, a Shopper Experience desvenda o emocional com a razão, aliando pioneirismo e inovação constante – o que torna a empresa uma referência nacional no mercado de pesquisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário