Vara da infância e juventude lançará campanha para proteger menores durante o carnaval

A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Imperatriz vai lançar uma campanha para incentivar a população a se preocupar com as crianças sozinhas no período de Carnaval. A campanha, intitulada Proteja os filhos dos outros como se fosse seus será lançada na véspera da abertura do Carnaval em parceria com a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI). A iniciativa será exclusiva para o período de Carnaval na comarca e integra um conjunto de ações da Vara da Infância e Juventude para o período de folia momesca.
Nesse período, 150 comissários da Vara da Infância e Juventude vão atuar em regime de plantão para garantir o cumprimento de uma portaria que garante o cumprimento de direitos das pessoas menores de 18 anos em Imperatriz, Davinópolis e Vila Nova dos Martírios, que são termos da Comarca de Imperatriz.
O juiz Delvan Tavares Oliveira, titular da Vara da Infância, ressaltou que os pais poderão preencher o formulário de autorização, reconhecer a assinatura em cartório e apresentá-la ao antigo Comissariado de Menores.
Os comissários vão fiscalizar o cumprimento da portaria que prevê que as crianças e adolescentes flagrados desacompanhados no período de Carnaval serão recolhidos e entregues aos pais, que terão de assinar termo de compromisso. Eles ainda terão de comparecer à Vara da Infância para sofrer uma advertência por terem deixado de cuidar de seus filhos, conforme prevê a portaria baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).
O magistrado ressaltou que os adolescentes somente serão encaminhados para a delegacia de polícia em caso de se envolverem em ocorrências em que forem flagrados ingerindo bebida alcoólica.
O esquema de trabalho dos comissários durante o Carnaval já foi definido. Ainda como parte desse trabalho, o juiz vem realizando reuniões com promotores de festas e eventos ligados ao Carnaval para alertá-los sobre a obrigatoriedade de cumprimento da portaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário