Maranhão registrou um caso de microcefalia este ano, diz Secretaria de Estado da Saúde

Resultado de imagem para microcefaliaDe acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Maranhão registrou um caso de microcefalia em 2015. 
A doença cresceu em outros estados do Nordeste, o que fez com que o Ministério da Saúde (MS) declarasse estado de emergência em saúde pública na região. 
Em nota, a SES informou que está realizando o monitoramento recomendado pelo MS para todos os estados da região Nordeste. Ainda de acordo com a SES, os casos da doença diminuíram no estado nos últimos quatro anos. Foram registrados quatro casos em 2012, um em 2013 e nenhum em 2014. Em Pernambuco, foram registrados 144 casos da doença este ano. No Rio Grande do Norte, 21 casos e na Paraíba outros 9 casos.
Em uma coletiva de imprensa realizada em Brasília o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, informou que a média anual de casos de microcefalia era de dez casos por estado.
microcefalia
Microcefalia é caracterizada por um crânio menor do que o tamanho médio, o que pode causar de uma falha no desenvolvimento do cérebro.
O problema pode estar associado a síndromes genéticas ou a outros fatores como abuso de álcool e drogas durante a gravidez ou a infecção da gestante por rubéola, catapora ou citomegalovirus.
Crianças que nascem com microcefalia podem ter o desenvolvimento cognitivo debilitado. Não há um tratamento definitivo capaz de fazer com que a cabeça cresça a um tamanho normal, mas há opções de tratamento capazes de diminuir o impacto associado com as deformidades.
Segundo o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e AVC dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (Ninds-NIH), algumas crianças acometidas pela anomalia podem ter algum nível de incapacitação. Outras podem se desenvolver de forma similar a outras crianças e ter inteligência normal.
NOTA
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) presta os seguintes esclarecimentos sobre os casos de microcefalia.Não houve aumento de casos de microcefalia no Maranhão. Pelo contrário, houve redução de 2012 para 2013. Até agora a doença vem mantendo-se estável.
2012 – 4
2013 – 1
2014 – 0
2015 – 1
De 2012 até 2015, os poucos casos da doença foram identificados nas cidades de São Luís, Imperatriz e Presidente Dutra.A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando o monitoramento recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) para todos os estados da Região Nordeste. Já foi formulado um protocolo de notificação e procedimentos, criado pelo MS, e que a SES já recebeu e será executado em caso de necessidade.
A pesquisa está sendo realizada pelo Ministério da Saúde. Os casos recentes de microcefalia que surgiram no estado de Pernambuco estão sendo objeto dessa pesquisa. De acordo com os protocolos do MS, essa investigação aprofundada de relação com o Zika Vírus é realizada pelo próprio MS. Até o momento, o Maranhão não figura na pesquisa. Somente o MS poderá confirmar alguma ligação entre as duas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário