Muçulmanos lançam rede social religiosa para concorrer com ‘Facebook’

Um grupo de empresários mulçumanos lançará, em julho, uma rede social para competir com o Facebook. Ela terá o mesmo estilo da concorrente, porém será voltada para os jovens que seguem a religião mulçumana.
A nova rede social se chamará Salam World. A principal diferença entre ela e o Facebook é que no Salam World será censurado todo conteúdo considerado incompatível com o Islã, como propagandas de bebida alcoólica, pornografia e jogos de azar. Para garantir isso, será utilizada tecnologia e especialistas mulçumanos decidirão o que pode e o que não pode ser publicado.
Redes sociais como o Facebook e o Twitter têm se tornado muito populares entre os jovens mulçumanos, mas alguns líderes religiosos consideram que essas redes não são as mais adequadas aos valores da religião. Por isso será criado o Salam World. A nova rede social é considerada segura para os mulçumanos.
“O coração do projeto é criar uma rede sem conteúdos proibidos pela religião. Para conseguir isso, vamos contar com uma grande equipe de moderadores para filtrar os conteúdos difundidos”, disse um dos criadores, em entrevista ao G1.
O site terá sede em Istambul (Turquia), com filiais em Moscou (Rússia) e no Cairo (Egito). Mas seu conselho executivo possui representantes de 17 países muçulmanos e especialistas de 12 países. Segundo esse conselho o objetivo é tornar a rede social popular em todos os países mulçumanos. A Malásia, uma sociedade conservadora, mas com muitos jovens, é citada como um exemplo de país onde o Salam World pode ter sucesso.
A expectativa e que o Salam World alcance 50 milhões de usuários em três anos. O desafio será concorrer com redes como o Facebook e o Twitter, que, além de já serem muito populares no mundo muçulmano, não possuem censura.
O Facebook está entre os cinco sites mais vistos em todo o mundo mulçumano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário