A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou uma mensagem lembrando que será necessário criar 1,7 milhão de novas vagas para docentes para alcançar a universalização da educação primária até 2015, meta prevista em acordo assinado por mais de 100 países em 2000 durante a Conferência Mundial de Educação, em Dacar.
A mensagem é assinada em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
"Enquanto recrutamos novos professores, devemos continuar a melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado. Exortamos os governos a dar acesso aos professores a oportunidades de capacitação e desenvolvimento profIssional baseados em qualificações adequadas. Atrair professores comprometidos e diversificados requer ambientes que valorizem a autonomia profIssional e a igualdade", diz a mensagem lançada.
"A mensagem, pede a criação de ambientes motivadores de ensino, capacitação adequada de professores e garantias para os direitos dos professores. E ressalta ainda, que tem haver um rompimento no ciclo de condições profissionais decadentes para professores de maneira a melhorar a qualidade do aprendizado para todos. O texto revela que o mundo espera muito dos professores e eles, em troca, esperam muito do mundo globalizado".
Confira abaixo os dados sobre o déficit de professores no planeta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário