Inclusão Digital foi tema de Simpósio em Campestre

Estudantes do curso de pedagogia de um instituto de Ensino com polo instalado em Campestre do Maranhão-MA, participaram de Simpósio para falar de tema muito discutido na atualidade: Inclusão Digital no Município. 

Para debater o assunto, a turma convidou o Servidor Público Joshua Ramos para da palestra sobre o tema e falar da experiencia que tem no setor. 

O palestrante é o responsável pela implantação e gerenciamento de todo o sistema digital nas escolas do município e no Telecentro Comunitário que funciona ha cerca de 7 anos. Tanto o Telecentro como os laboratórios de informatica das escolas públicas da Rede Municipal, atendem aos estudantes matriculados na Rede de Ensino Público.

Antes da realização do Simpósio que aconteceu no Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos, os estudantes da turma responsável pelo evento, fizeram pesquisa de campo, e o resultado da pesquisa mostrou que o município de Campestre está mais adiantado na inclusão Digital que o o estado do Maranhão, por está em último lugar de acordo com a meta Brasil.


A pesquisa considerou que Inclusão Digital consiste em permitir ao cidadão aceso a computadores interligados na internet, não apenas comprar computador e deixar montado em uma sala ou escritório. 


Em Campestre programas como o Proinfo e o Telecentro ajuda a tirar o municipio d alista daqueles que possuem as ferramentas, mas, não as utilizam corretamente, permanecendo na lista daqueles que não promovem a inclusão em sua plenitude.


Durante o evento a Secretária de Educação do Município esteve com os estudantes para conhecer o trabalho deles. Valnice Santos disse ao grupo que o municipio de Campestre do Maranhão, quer alcançar minimamente 50% da população com noções básicas de informática por meio do trabalho desenvolvido junto aos estudantes através dos Laboratórios de Informatica das Escolas e do Telecentro Comunitário até final de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário