Candidatos dão dicas de como fazer uma boa redação na prova do ENEM

Os candidatos terão um espaço de 30 linhas para expor ideias e argumentos sobre o tema específico, isso sem tropeçar nas regras gramaticais e nas regras do edital.

Enquanto para alguns a redação é missão impossível, outros têm mais facilidade com a prova discursiva. Dois candidatos que tiraram nota máxima  de 1.000 pontos no Enem de 2011 dão dicas importantes. 

A estudante de santa catarina Helena Bedatti Zeh conta que prefere fazer a redação primeiro antes das questões objetivas porque está com a cabeça mais fresca. Ela cita alguns temas que, na opinião dela,  podem estar na redação do Enem 2012: a união estável entre casais homossexuais e o aborto de fetos anencéfalos, dois assuntos polêmicos que foram julgados neste ano pelo Supremo Tribunal Federa (STF). “Outro conselho é para que os alunos pesquisem sobre a questão da sustentabilidade. Neste ano teve a Conferência Rio+20, um evento mundial em que o Brasil teve uma importante participação no processo. Ela ainda orienta que os candidatos Pesquisem sobre a questão da economia verde a sustentabilidade. 

Wellington de Souza, é aluno do curso de relações internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também foi um dos campeões da redação do Enem no ano passado. Ele acredita que o bom resultado na prova discursiva foi importante para que ele conseguisse a vaga na Unifesp. Ele treinou muito para a prova e acha que essa estratégia foi definitiva para o bom resultado. A dica dele é “estar atento ao seu própria dia  a dia para conseguir argumentos para usar na redação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário