PGJ e secretário de estado discutem segurança pública

Reuniao PGJEm uma reunião realizada sede da Procuradoria Geral de Justiça, o procurador-geral Luiz Gonzaga Martins Coelho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Jeferson Portela, discutiram diversos aspectos ligados à segurança no Maranhão. Entre os temas abordados estiveram a situação de presos provisórios no interior do estado e as condições de diversas delegacias de polícia.

O chefe do Ministério Público maranhense e o titular da pasta da Segurança também falaram sobre a utilização do Fundo Especial de Segurança Pública (Fesp), entrega de novas viaturas e nomeação de efetivo para as Polícias Civil e Militar.
Jeferson Portela apresentou as ações desenvolvidas pela Secretaria com o objetivo de aumentar o efetivo das forças policiais e melhoria das condições de prédios onde funcionam as delegacias de polícia.

Para Luiz Gonzaga Coelho, o aumento do efetivo policial e a garantia de uma melhor estrutura física são indispensáveis para garantir a segurança da população maranhense. "Com um sistema policial forte e melhor aparelhado, toda a sociedade sente-se mais segura", observou.

COMBATE À CORRUPÇÃO

Durante o encontro, Luiz Gonzaga Coelho apresentou ao secretário de Estado da Segurança Pública o projeto do Ministério Público de regionalização do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). A primeira unidade descentralizada seria implementada em Imperatriz, atendendo aos municípios da Região Tocantina. Paralelamente, a secretaria instalaria um núcleo da Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor) no município.

Outro projeto apresentado foi o de criação de um Núcleo Regional de Combate à Sonegação Fiscal, também localizado em Imperatriz. Para o funcionamento das duas estruturas, o Ministério Público espera contar com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

"O combate à corrupção é nossa prioridade. Somente com um trabalho firme na defesa do patrimônio público podemos garantir as condições necessárias a uma verdadeira mudança nas condições de vida do povo maranhense", enfatizou Luiz Gonzaga Colho.
Ao final da reunião, ficou acertada a realização de uma reunião de trabalho, após as eleições, envolvendo promotores de justiça, delegados e a cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Neste encontro serão trabalhadas questões relativas à atuação conjunta entre os órgãos.

Também participaram do encontro o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Francisco das Chagas Barros de Sousa; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim; o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo e o escrivão de Polícia Civil Robson Alencar.

Fonte: CCOM-MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário