Sebrae desenvolve plano de ação para pequenos negócios no setor coureiro da região tocantina

Instituição vai desenvolver capacitações e demais ações para estimular produção, industrialização e comercialização dos componentes de couro, com o reaproveitamento das sobras dos curtumes; visando o dinamismo da economia regional. 

O Sebrae, por meio da Unidade Regional em Imperatriz, tem dado continuidade a elaboração do plano de ação que visa impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios e o atendimento aos empreendedores da cadeia produtiva do couro, na região tocantina. Neste sentido, representantes do Sebrae, Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles no Estado do Maranhão (Sindicouro) e Banco do Brasil visitaram recentemente os curtumes do município de Governador Edson Lobão, antigo Ribeirãozinho, para articular as ações de fomento. 

No município, os grandes curtumes tem utilizado equipamentos e processos inovadores e a produção abastece o mercado da região Sul do Brasil, Estados Unidos, países da Europa e Ásia. 

O diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José de Ribamar Morais, esteve presente na visita técnica, com o objetivo de conhecer o potencial da região  e as oportunidades de negócios geradas pela cadeia produtivo do couro, assim como as experiências de exportação e o processo de fabricação de grandes curtumes inovadores instalados em Governador Edson Lobão. Foram visitados o Maranhão Indústria de Couros, Curtidora Ribeirãozinho, Upper Dog, o Curtume Santa Maria e a Unidade Vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Como forma de fomentar o empreendedorismo na região, o Sebrae, a partir do próximo ano, pretende trabalhar a inserção dos pequenos negócios no setor produtivo do couro. O objetivo é aproveitar as sobras dos curtumes instalados no território e dinamizar ações que fortaleçam a economia da região, realizando outras atividades paralelas que gerem emprego e renda. Além da estimulação a industrialização, comércio e a prestação de serviços.

“O Sebrae vai retomar diversas ações para contribuir na economia da cadeia produtiva do couro na região tocantina. Vamos nos inserir nessa dinâmica visando a melhoria do fornecimento e distribuição da produção. Trabalhar para a inclusão dos pequenos negócios no setor produtivo, estimular a geração de novas oportunidades empreendedoras, emprego, renda e tornar o pólo coureiro uma referência  regional, sabendo seu potencial e evolução”, explica o diretor José Morais.

Dentre as ações pensadas pela regional do Sebrae em Imperatriz, para fortalecer a cadeia produtiva do setor coureiro, está o incentivo a formalização de novos empreendedores por meio da modalidade Micro Empreendedor individual (MEI) e as diversas capacitações que serão promovidas como palestras, oficinas, consultorias e demais orientações sobre empreendedorismo, com foco na gestão, produção, atendimento, vendas,inovação e relacionamento com fornecedores  do couro.

“Estamos empenhados para atender e estimular ainda mais a produção desse setor, levando noções de empreendedorismo e demais capacitações que trabalhe todo o processo do setor coureiro, para ajudar no desenvolvimento da economia dessa cadeia. O Sebrae vai buscar parceria com os municípios para ampliar o espaço dos pequenos negócios”, garante o gerente da regional do Sebrae em Imperatriz, Danilo Borges. 

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário