Municípios maranhenses se mobilizam para ações de combate à violência sexual

Palestras, passeatas, audiências públicas, panfletagens. Estas são algumas das ações que vão movimentar o dia 18 de maio na capital São Luís e no interior do Maranhão. A data conhecida nacionalmente como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tem como objetivo mobilizar a população para discutir o tema e refletir sobre a importância de garantir os direitos da criança e do adolescente.
A Vale e a Fundação Vale, por meio do Programa Novas Alianças e do Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde (PESS), irão apoiar as atividades de mobilização contra a violência sexual de crianças e adolescentes em oito municípios do Maranhão. O objetivo é envolver a rede de garantia dos direitos da infância e demais setores nas atividades que visam orientar a população acerca das formas de denúncia e prevenção, além de enfatizar a responsabilização de toda a sociedade no enfrentamento a este problema.
Em São Luís, foram realizadas quatro ações, com destaque para os eventos promovidos pelas comunidades de Vila Embratel (11/05) e Gapara (1205). A enfermeira Cléia Varão, que atua no Centro de Saúde Vila Embratel, concedeu palestra sobre DSTs e gravidez na adolescência durante ação na última sexta-feira e reconhece que ainda é preciso ampliar o debate sobre os temas na sociedade. “Trabalhar assuntos relacionados à educação sexual, principalmente com jovens e adolescentes, é sempre um desafio, pois muitos deles só nos procuram para apresentar um problema que poderia ser evitado se houvesse interesse maior em buscar orientações. Por outro lado, estamos atraindo cada vez mais participantes para eventos como esse, o que demostra que os jovens estão procurando adquirir mais conhecimento sobre o tema”, conta Cléia Varão.
Por meio do PESS, muitos jovens têm participado de formações, onde o participante conhece a história de conquista do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nestes encontros eles dialogam com os demais sobre as garantias e violações dos direitos com base nos cinco direitos fundamentais do ECA. Entre as atividades, a turma vivencia linguagens da comunicação e da arte, tais como fotografia, rádio e teatro. O estudante Isaac Marcelo, 16 anos, morador da Vila Embratel, é um desses jovens que tem desenvolvido uma série de ações junto a sua comunidade.
“Já estou multiplicando o conhecimento que adquiri com as atividades do PEES. Fiz duas palestras até agora e percebi que os jovens estão gostando muito, pois geralmente eles têm vergonha de conversar sobre esses assuntos em casa”, diz Isaac.
Mobilização no interior
As atividades de mobilização em torno do dia 18 de maio iniciaram no dia 12/05 e seguem até dia 20 de maio. Para a assistente social e educadora Ana Lucia Nunes, que conduz a palestra nos municípios de Arari (15/05) e Itapecuru-Mirim (17/05), o enfrentamento à violência sexual é uma responsabilidade de toda a sociedade, por isso os diferentes atores devem ser mobilizados para debater o tema.
Ana Lúcia pontua que a participação de meninos e meninas é essencial para combater este problema. “Envolver crianças, adolescentes e jovens neste processo é reconhecer o seu direito de buscar informações nos espaços como família, escola, CRAS e CREAS, Conselho Tutelar, nas instituições e no Centro de Saúde. É reconhecer que o conhecimento das formas de violência também favorece o cuidado e a proteção a todas as situações de violência”, comenta Ana Lúcia.
Programa Novas Alianças e PESS
O Programa Novas Alianças e o PESS são iniciativas da Vale e da Fundação Vale coordenadas pela Oficina de Imagens. O PESS atua no sentido de mobilizar adolescentes, jovens e atores da rede de garantia dos direitos em torno da temática do enfrentamento a violência sexual e dos direitos sexuais. O Programa realiza palestras de mobilização em torno do assunto, além de oferecer minicursos onde são produzidos materiais de comunicação, como vídeos, spots e cartazes.
Já o Programa Novas Alianças atua nos municípios do Maranhão desde 2010. O objetivo é fortalecer as políticas públicas da infância e da adolescência a partir de atividades formativas e do acompanhamento da rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Confira destaques da programação

PESS
16 e 17/05 - Alto Alegre do Pindaré (Escola do Povoado de Altamira) - Oficina sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos em Alto Alegre do Pindaré Oficina de Comunicação (rádio e cartaz) – elaboração de mídia jovem para campanha do dia 18 de maio Mobilizações e caminhadas nos Povoados de Altamira, Boa Vista e Roça Grande no dia 18 de maio.
17/05 - Itapecuru-Mirim - Palestra, exibição de vídeos e apresentação de esquetes teatrais dos adolescentes que participaram do Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde em 2011
18/05 - Santa Rita - Palestra, exibição de vídeos e apresentação de esquetes teatrais dos adolescentes que participaram do Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde em 2011
19/05 – Açailândia (Vila Ildemar) - Oficina sobre Direitos Sexuais com foco na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
20/05 - Açailândia (Assentamento Planalto) - Oficina sobre Direitos Sexuais com foco na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Participação de representantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia.

Programa Novas Alianças
17/05 – Itapecuru-Mirim - Palestra sobre “Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescentes”. É uma promoção da Oficina de Imagens/ Novas Alianças, em parceria com o Conselho Tutelar e apoio do CMDCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário